Saúde urbana, ambiente e desigualdades

Autores

  • Maria Inês Reinert Azambuja Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Aloyzio Cechella Achutti Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Roberta Alvarenga Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Jacqueline Oliveira Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Paul Douglas Fisher Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Roger dos Santos Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Ronaldo Bordin Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Francisco Arsego de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Roger Keller Celeste Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Aline Petter Schneider Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Darci Barnech Campani Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Lívia Piccinini Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Maurem Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Miguel Aloysio Sattler Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Paulo Antonio Barros Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Alzira Maria Baptista Lewgoy Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc6(19)151

Palavras-chave:

Saúde da População Urbana, Meio Ambiente, Desigualdades em Saúde

Resumo

Os ambientes psicossocial, econômico e físico, nos quais se nasce, cresce, vive e trabalha, afetam a saúde e a longevidade, tanto quanto o fumo, o exercício e a dieta. A atenção individual à saúde não é suficiente para prevenir ou controlar os efeitos das más condições ambientais. Evidências históricas e atuais apontam para o agravamento das condições de saúde das populações mais pobres, acompanhando processos de urbanização rápida. Esperadamente, o envelhecimento populacional num ambiente urbano de desigualdade social deverá agravar a situação de saúde da população mais pobre, resultando em mais sofrimento e em perdas econômicas para o país. Com base nestas justificativas, um grupo de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul se organizou, via extensão universitária, para contribuir com a discussão e as iniciativas nacionais de intervenção sobre a saúde urbana. Os projetos do grupo abarcam: o debate sobre o impacto potencial de iniciativas privadas e políticas públicas setoriais (de habitação, saneamento, transporte, educação, inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental etc.) na saúde urbana; a produção e divulgação de conteúdos sobre determinantes sociais e ambientais da saúde; a produção e disseminação dos indicadores de desigualdade social dos determinantes da saúde; a formação de recursos humanos; e a participação em redes sociais. A apresentação pública deste projeto cumpre o objetivo de contribuir desde já com essa discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Inês Reinert Azambuja, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Médica, Especialista em Medicina Interna HCPA, Saúde Pública ENSP e Medicina do Trabalho UFRGS, MS Epidemiology UCLA, Doutora em Medicina/Clínica Médica UFRGS. Professora Adjunta, Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, UFRGS. Coordenadora do Grupo de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades UFRGS.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Aloyzio Cechella Achutti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Médico, Especialista em Cardiologia. Professor Aposentado do Departamento de Medicina Interna UFRGS, Consultor Nacional e Internacional em Prevenção de Doenças Crônicas não Transmissíveis. Membro do Grupo de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades UFRGS.

Roberta Alvarenga Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Fonoaudióloga, Especialista em Audiologia CFFa, Mestre e Doutora em Enfermagem em Saúde Pública EERP/USP. Professora Adjunta, Departamento de Odontologia Preventiva e Social, Curso de Graduação em Fonoaudiologia, Faculdade de Odontologia UFRGS. Membro do Grupo de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades UFRGS.

Jacqueline Oliveira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Assistente Social, Especialista em Administração Hospitalar PUCRS, Mestre em Educação UFRGS, Doutora em Educação PUCRS. Professora Adjunta, Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina UFRGS. Membro do Grupo de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades  UFRGS.

Paul Douglas Fisher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Biólogo, Mestre em Zoologia Univ. de Alberta/Canadá, Doutor em Fisiologia Univ. de Alberta/Canadá. Professor Adjunto do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina UFRGS, Professor Convidado de Ciências de Informação em Saúde da Universidade de Victória, Canadá. Consultor Internacional (Ucrânia, Geórgia, Armênia, Azerbaidjão, Guiana, Barbados) em epidemiologia e saúde populacional, planejamento e administração de serviços públicos em saúde. Membro do Grupo de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades UFRGS.

Roger dos Santos Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Médico, Graduado em Administração Pública UFRGS, Especialista em Medicina Preventiva e Social HCPA, Especialista em Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ, Mestre em Administração/ Finanças UFRGS, Doutor em Epidemiologia UFRGS. Professor Adjunto, Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, UFRGS. Coordenador do Curso de Especialização em Saúde Pública UFRGS. Membro do Grupo de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades UFRGS.

Ronaldo Bordin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Médico, Mestre em Educação UFRGS, Doutor em Administração UFRGS. Professor Associado, Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina UFRGS. Membro do Grupo de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades UFRGS.

Francisco Arsego de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (CS Murialdo, 1989) e mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é médico do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, professor do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É chefe do Serviço de Atenção Primária à Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, medicina de família e comunidade, residência médica, educação médica e antropologia médica.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Roger Keller Celeste, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Cirurgião-Dentista, Mestre em Dental Public Health University College London, Doutor em Saúde Coletiva/Epidemiologia IMS/UERJ. Professor Adjunto, Departamento de Odontologia Preventiva e Social, Fac. de Odontologia, UFRGS. Membro do Grupo de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades UFRGS.

Aline Petter Schneider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Nutricionista, Especialista em Administração Hospitalar e Negócios em Saúde PUCRS, Mestre em Agronegócios UFRGS, Doutora em Ciências da Saúde PUCRS. Professora Adjunta, Departamento de Medicina Social, Curso de Graduação em Nutrição, Faculdade de Medicina UFRGS. Membro do Grupo de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades UFRGS.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Darci Barnech Campani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Engenheiro Agrônomo, Especialista em Planejamento Energético e Ambiental UFRGS. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia UFRGS. Coordenador de Gestão Ambiental UFRGS, Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - secção Rio Grande do Sul, Membro da Diretoria de Resíduos Sólidos da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental. Membro do Grupo de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades UFRGS.

Lívia Piccinini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Arquiteta, MSc em Planejamento Urbano Univ. of London, Doutorado em Planejamento Urbano e Regional UFRGS. Professora Adjunta, Departamento de Urbanismo, Faculdade de Arquitetura UFRGS. Membro do Grupo de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades UFRGS.

Maurem Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Nutricionista, Especialista em Saúde Pública IPA/PoA, Mestre em Psicologia PUCRS, Doutora em Ciencias Cardiovasculares UFRGS. Professora Adjunta, Departamento de Medicina Social, Curso de Graduação em Nutrição, Faculdade de Medicina UFRGS. Membro do Grupo de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades UFRGS.

Miguel Aloysio Sattler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Engenheiro Civil e Agrônomo UFRGS, PhD. em Tecnologia da Arquitetura Sheffield/UK. Professor Associado, Departamento de Engenharia Civil, Escola de Engenharia UFRGS. Coordenador da Linha de Pesquisa em Edificações e Comunidades Sustentáveis PPGEC/UFRGS. Membro do Grupo de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades UFRGS.

Paulo Antonio Barros Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Médico, Especialista em Medicina do Trabalho UFRGS, Mestre em Educação UFRGS, Doutor em Engenharia de Produção COPPE/RJ. Prof. Adjunto, Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, UFRGS. Coordenador do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho UFRGS. Membro do Grupo de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades UFRGS.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Alzira Maria Baptista Lewgoy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Assistente Social, Especialista em Sociologia do Conhecimento UCS-RS, Mestre e Doutora em Serviço Social PUCRS. Professora Ajunta, Departamento de Desenvolvimento da Personalidade, Curso de Serviço Social, Faculdade de Psicologia UFRGS. Membro do Grupo de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades UFRGS.

Referências

Unnatural causes – places matter.... is inequality making us sick? California Newsreel Production 2008. Public Engagement Campaign in Association with the Joint Center for Political and Economic Studies Health Policy Institute. [acesso em 2010 Abr 9]. Disponível em: http://www.unnaturalcauses.org/assets/uploads/file/UC_Transcript_5.pdf

Unnatural causes... is inequality making us sick? California Newsreel Production 2008. Public Engagement Campaign in Association with the Joint Center for Political and Economic Studies Health Policy Institute. [acesso em 2010 Abr 9]. Disponível em: http://www.pbs.org/unnaturalcauses/about_the_series.htm.

Achutti A. A partir do coração. Jornal Zero Hora. 2010; 16417.

Friedli L. Mental health, resilience and inequalities. World Health Organization, Regional Office for Europe, 2009. [acesso em 2010 Aug 03]. Disponível em: http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0012/100821/E92227.pdf.

McEwen BS. Stress, adaptation, and disease: Allostasis and allostatic load. Ann NY Acad Sci. 1998; 840: 33-44. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1749-6632.1998.tb09546.x

Marmot M. The status syndrome: how social standing affects our health and longevity. London: Henry Holt and Co.; 2005.

Wilkinson R. Unhealthy societies. New York: Routledge; 1997.

Macinko J, Starfield B. The Utility of Social Capital in Research on Health Determinants. Milb Quart. 2001; 79: 387-427. DOI: https://doi.org/10.1111/1468-0009.00213

Krieger N, Alegría M, Almeida-Filho N, Barbosa da Silva J, Barreto ML, Beckfield J et al. Who, and what, causes health inequities? Reflections on emerging debates from an exploratory Latin American/North American workshop. J Epidemiol Community Health. 2010; 64(9): 747-9. DOI: https://doi.org/10.1136/jech.2009.106906

Levins R, Lopez C. Towards an ecosocial view of health. Int J Health Serv. 1999; 29: 261-93. DOI: https://doi.org/10.2190/WLVK-D0RR-KVBV-A1DH

Slavicha GM, Way BM, Eisenberger NI, Taylor SE. Neural sensitivity to social rejection is associated with inflammatory responses to social stress. Proc Natl Acad Sci USA. 2010; 107(33): 14817-22. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.1009164107

Johnson S. Emergência. A vida integrada de formigas, cérebros, cidades e softwares. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 2003.

Szreter S. The population health approach in historical perspective. Am J Public Health. 2003; 93: 421-31. DOI: https://doi.org/10.2105/AJPH.93.3.421

Szreter S. Industrialization and health. Br Med Bull. 2004; 69: 75-86. DOI: https://doi.org/10.1093/bmb/ldh005

Cairnes J. Matters of life and death: perspectives on public health, molecular biology, cancer and the prospects for the human race. New Jersey: Princeton University Press; 1997.

Susser E, Bresnahan M. Origins of epidemiology. Ann NY Acad Sci. 2001; 954: 6-18. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1749-6632.2001.tb02743.x

Hemenway D. Why we don’t spend enough on Public Health. New Engl J Med. 2010;362;18. [acesso em 2010 Apr 9]. Disponível em: http://healthcarereform.nejm.org/?p=3400&query=TOC. DOI: https://doi.org/10.1056/NEJMp1001784

Rocha RM. A ocupação e o processo de urbanização sem planejamento no eixo rodoviário do complexo territorial Brasília–Goiânia. Brasília: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Programa de Pós Graduação; 2006. p. 3.

Snow SJ. Commentary: Sutherland, Snow and water: the transmission of cholera in the nineteenth century. Int J Epidemiol. 2002; 31(5): 908-11. DOI: https://doi.org/10.1093/ije/31.5.908

Bassanesi SL, Azambuja MI, Achutti AC. Mortalidade precoce por doenças cardiovasculares e desigualdades sociais em Porto Alegre: da evidência à ação. Arq Bras Cardiol. 2008; 90: 403-12. DOI: https://doi.org/10.1590/S0066-782X2008000600004

de Souza MF, Alencar AP, Malta DC, Moura L, Mansur AP. Serial temporal analysis of ischemic heart disease and stroke death risk in five regions of Brazil from 1981 to 2001. Arq Bras Cardiol. 2006; 87: 735-40.

Ishitani LH, Franco GC, Perpétuo IH, França E. Desigualdade social e mortalidade precoce por doenças cardiovasculares no Brasil. Rev Saúde Pública. 2006; 40: 684-91. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102006000500019

Azambuja MIR, Bassanesi SL, Achutti AC. A mortalidade por doenças respiratórias em Porto Alegre é maior em áreas da cidade com piores indicadores sociais. Bol Saúde. 2009; 23: 31-9.

Acosta LMW. O mapa de Porto Alegre e a tuberculose: distribuição espacial e determinantes sociais. Dissertação de Mestrado. PPG Epidemiologia – UFRGS; 2008.

Bassanesi SL, Azambuja MI, Achutti AC. Life-expectancy and Social Inequalities across Porto Alegre city districts. In: XVIII IEA World Congress of Epidemiology and VII Brazilian Congress of Epidemiology, 2008, Porto Alegre. Annals XVIII IEA World Congress of Epidemiology; 2008.

Alves JED, Vasconcelos DS, Carvalho AA. Estrutura etária, bônus demográfico e população economicamente ativa no Brasil: cenários de longo prazo e suas implicações para o mercado de trabalho. Texto para Discussão Cepal Ipea. 2010; 10: 1-36.

Leeder S, Raymond S, Greenberg H, Liu H. A race against time: the challenge of cardiovascular disease in developing economies. The Earth Institute: Columbia University; New York; 2004. Disponível em: http://www.earth.columbia.edu/news/2004/images/raceagainsttime_FINAL_0410404.pdf.

Azambuja MI, Foppa M, Maranhão MFC, Achutti AC. Economic burden of severe cardiovascular diseases in Brazil: an estimate based on secondary data. Arq Bras Cardiol. 2008; 91: 148-55.

Achutti AC, Azambuja MI. Doenças crônicas não-transmissíveis no Brasil: repercussões do modelo de atenção à saúde sobre a seguridade social. Cienc Saúde Col. 2004; 9: 833-40. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232004000400002

Víctora C, Barros F. Infant mortality due to perinatal causes in Brazil: trends, regional patterns and possible interventions. São Paulo Med J. 2001; 119: 33-42. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-31802001000100009

Buss PM, Pellegrini Filho A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis. 2007;(1). [acesso em 2010 Aug 4]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312007000100006&lng=en&nrm=iso. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312007000100006

Comissão Nacional dos Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS). Carta aberta aos candidatos à Presidência da República. Setembro de 2006. [acesso em 2010 Aug 03]. Disponível em: www.determinantes.fiocruz.br.

Fleury S. “Saúde Urbana e Cidadania”, Divulgação em Saúde para Debate: Revista do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde. CEBES. 2007;40:29-40.

W. Brian Arthur. Complexity and the Economy. Science. 1999;284:107-9. [acesso em 2010 Apr 8]. Disponível em: http://www.ifi.uzh.ch/groups/ailab/people/nitschke/refs/Complexity-Economy.pdf. DOI: https://doi.org/10.1126/science.284.5411.107

Ruhl JB. The Fitness of Law: Using Complexity Theory to Describe the Evolution of Law and Society and Its Practical Meaning for Democracy, 49 Vand. L. Rev. 1407 (1996). [acesso em 2009 Apr 8]. Disponível em: http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1353428.

Schwartz G, Trindade AFR, Gloeckner AMEJ. Autopoiese e constituição. Os limites da hierarquia e as possibilidades da circularidade. Passo Fundo, RS: UPF; 2005.

Kurakin A. Order without design. Theoretical Biology and Medical Modelling. 2010; 7: 12. [acesso em 2009 Apr 8]. Disponível em: http://www.tbiomed.com/content/pdf/1742-4682-7-12.pdf. DOI: https://doi.org/10.1186/1742-4682-7-12

Almeida-Filho N, Coutinho D. Causalidade, contingência, complexidade: o futuro do conceito de risco. Physis [online]. 2007; 17(1). [acesso em 2010 Maio 7]. pp. 95-137. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/physis/v17n1/v17n1a07.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312007000100007

Jayasinghe S. Conceptualising population health: from mechanistic thinking to complexity science. Emerg Themes Epidemiol. 2011; 8: 2. Disponível em: http://www.ete-online.com/content/8/1/2 DOI: https://doi.org/10.1186/1742-7622-8-2

Nobrega M. O subdesenvolvimento não se improvisa. Veja 2009; 2129 / 9 de setembro de 2009. Disponível em: http://veja.abril.com.br/090909/subdesenvolvimento-nao-improvisa-p-133.shtml

Seabra O, Carvalho M, Leite JC. Território e Sociedade. Entrevista com Milton Santos. São Paulo: Fundação Perseu Abramo; 2006.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. 4ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2007.

ABES. Dia Mundial da Saúde. Mesa redonda discute a saúde da população. Jornal da ABES. 2010; 1(7). Porto Alegre. Disponível em: http://www.abes-rs.org.br/jornal/jornal_da_abes-rs_a1n7_red.pdf DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7968.2009v1n23p53

Downloads

Publicado

2011-04-13

Como Citar

1.
Azambuja MIR, Achutti AC, Reis RA, Silva JO, Fisher PD, Rosa R dos S, Bordin R, Oliveira FA de, Celeste RK, Schneider AP, Campani DB, Piccinini L, Ramos M, Sattler MA, Oliveira PAB, Lewgoy AMB. Saúde urbana, ambiente e desigualdades. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 13º de abril de 2011 [citado 28º de março de 2024];6(19):110-5. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/151

Edição

Seção

Perspectivas

Plaudit