Desnutrição infantil em indígenas Mbyá-Guarani: estudo etnoepidemiológico

Autores

  • Luciana Pinto Saavedra
  • Sheila Câmara

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc5(17)199

Palavras-chave:

Desnutrição, População Indígena, Antropologia Cultural

Resumo

Este estudo objetivou conhecer a prevalência da desnutrição infantil em crianças de zero a cinco anos, assim como aspectos etnográficos associados, em uma reserva indígena Mbyá-Guarani no sul do Brasil. Para abarcar esse fenômeno complexo utilizou-se a integração de diversos métodos: entrevistas semiestruturadas com as mães de crianças com diagnóstico de desnutrição e com os curandeiros, observação participante, questionário sociodemográfico, alimentar de 24 horas e medidas antropométricas, por meio do processo de triangulação. Verificou-se a existência de déficit nutricional de macronutrientes e micronutrientes, bem como a existência de 38,4% de desnutrição para o índice altura/idade e 7,6% para o índice peso/altura. Apesar dos dados encontrados sobre desnutrição, essa população não reconhece a existência dessa doença, mas a presença de uma doença Guarani, denominada “kamby riru jere”. Com isso, a terapêutica proposta por brancos é substituída por tratamentos xamânicos. Este estudo ressaltou a importância de as intervenções realizadas nessas populações buscarem uma construção conjunta de práticas de saúde, que respeitem a cultura indígena, para tornarem-se mais efetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Pinto Saavedra

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) – Canoas (RS), Brasil.

Sheila Câmara

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS); Professora da graduação em Psicologia e do Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da ULBRA – Canoas (RS), Brasil.

Downloads

Publicado

2010-03-25

Como Citar

1.
Saavedra LP, Câmara S. Desnutrição infantil em indígenas Mbyá-Guarani: estudo etnoepidemiológico. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 25º de março de 2010 [citado 28º de março de 2024];5(17):24-32. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/199

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Plaudit