Os benefícios da meditação Loving-Kindness

Autores

  • Joel L Amato Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Instituto de Medicina Comportamental, UNIFESP.
  • Pedro Piovezan Barbosa Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Natasha Liberatoscioli Dias Geocze Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Eduardo Augusto Pereira Fonseca Wohlers da Cunha Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Ana Claudia Cassanti Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Marcos Daniel Grassmann Polcino Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Fiama Alicia Zanini Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Caroline Batina Rorato Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Gabriela Oliveira Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Ana Carolina Ciszewski Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Ricardo Monezi Julião de Oliveira Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Instituto de Medicina Comportamental, UNIFESP.
  • José Roberto Leite Instituto de Medicina Comportamental, UNIFESP.

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc7(1)613

Palavras-chave:

Meditação, Técnicas, Emoções

Resumo

Introdução: A meditação Loving-Kindness (LKM), também conhecida como meditação de compaixão (CM), ou Mettã pelos praticantes do Budismo, é uma prática que visa cultivar e desenvolver sentimentos de amor incondicional, empatia, bondade e compaixão em relação a si mesmo, outras pessoas e, eventualmente, em relação a todas as formas de vida. Objetivo: Fazer um levantamento dos benefícios já pesquisados desta modalidade de meditação, criando assim uma visão panorâmica da atual situação da pesquisa referente a esta intervenção, permitindo discernir novas direções para futuras investigações. Método: Revisão e análise da literatura, publicada nos últimos 10 anos, nas bases de dados eletrônicas PubMed, Scielo e Bireme, a partir das palavras chaves: “loving-kindnessmeditation”, “compassionmeditation” e “mettameditation”. Resultados: Estudos apontam que essa forma de meditação ajuda a lidar com o distress, ansiedade, depressão, dores persistentes (por exemplo, dores na região dorsal), sintomas negativos da esquizofrenia, seqüelas emocionais da fibromialgia e da síndrome da fadiga crônica; promove o aumento da conexão social, produz uma variedade de emoções positivas (tais como bem-estar, esperança e empatia), assim como desenvolve a aceitação e a compaixão dos terapeutas em relação a si mesmos e aos seus pacientes. Destaca-se que os benefícios de uma intervenção de meditação loving-kindness se mantêm, mesmo depois de decorrido certo tempo do término desta; caso a prática da meditação continue, os benefícios serão maiores. Conclusão: A meditação loving-kindness mostra-se como uma ferramenta útil e promissora como recurso complementar no tratamento de diversas doenças, tanto fisiológicas quanto psicológicas, demonstrando-se ainda como poderoso recurso auxiliar ao processo psicoterapêutico, trazendo inúmeros benefícios aos seus praticantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-06-22

Como Citar

1.
Amato JL, Barbosa PP, Geocze NLD, Cunha EAPFW da, Cassanti AC, Polcino MDG, Zanini FA, Rorato CB, Oliveira G, Ciszewski AC, Oliveira RMJ de, Leite JR. Os benefícios da meditação Loving-Kindness. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 22º de junho de 2012 [citado 29º de março de 2024];7(1):66. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/613

Plaudit