https://rbmfc.org.br/rbmfc/issue/feed Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 2024-04-18T13:20:54-03:00 Secretaria da RBMFC rbmfc@rbmfc.org.br Open Journal Systems <p>A Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (RBMFC) é um periódico revisado por pares publicado pela&nbsp;<a href="https://www.sbmfc.org.br/" target="_blank" rel="noopener">Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade</a>. Os artigos são publicados de forma contínua ao longo do ano, e podem ser lidos e redistribuídos gratuitamente. Autores em potencial devem tomar conhecimento das&nbsp;<a href="/rbmfc/about/editorialPolicies">políticas editorias</a>&nbsp;da RBMFC, começando pelo&nbsp;<a href="/rbmfc/about/editorialPolicies#focusAndScope">foco e escopo</a>&nbsp;do periódico e a&nbsp;<a href="/rbmfc/about/submissions#sectionPolicies">política da seção pretendida</a>, facilitando a adesão às&nbsp;<a href="https://rbmfc.org.br/rbmfc/about/submissions#authorGuidelines">diretrizes para autores</a>.</p> https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/3598 Prevalência de tabagismo e morbimortalidade por câncer de pulmão nos estados brasileiros 2024-04-18T13:20:54-03:00 Silvya de Freitas Nunes silvyafnunes@gmail.com Kelser de Souza Kock kelserkock@yahoo.com.br <p><strong>Introdução:</strong> O câncer de pulmão é uma doença grave, sendo a segunda maior causa de morte em todo o mundo, entretanto, em alguns países desenvolvidos, tornou-se já a primeira causa de morte. Cerca de 90% dos casos de neoplasia pulmonares são causados pela inalação da fumaça do cigarro. <strong>Objetivo:</strong> Correlacionar a prevalência de tabagismo e morbimortalidade por câncer de pulmão nos estados brasileiros, além de demonstrar a associação destes com sexo e faixa etária. <strong>Métodos:</strong> Estudo de caráter ecológico acerca da prevalência de tabagismo e morbimortalidade por câncer de pulmão nos estados brasileiros, nos períodos de 2013 e 2019, dividida por sexo e faixa etária. Foram utilizados bancos de coleta de dados como o Tabnet e Pesquisa Nacional de Saúde. <strong>Resultados:</strong> As maiores taxas de mortalidade e internações hospitalares foram do público masculino, em 2013, com taxa de 2,7 e 10, respectivamente, e em 2019 com 3,3 e 11,9, respectivamente. Ademais, a maior prevalência de tabagismo foi encontrada nos homens; entretanto seu índice tem caído, enquanto a quantidade de mulheres tabagistas tem aumentado. A Região Sul demonstrou maiores números de mortalidade em ambos os períodos estudados, com taxas de 4,9 e 5,8 por 100 mil habitantes, e morbidade hospitalar com 19,9 e 23,5 por 100 mil habitantes. Já a Região Norte se configurou com as menores prevalências: em 2013 apresentou taxa de óbito por câncer de pulmão de 1,0 e morbidade hospitalar de 3,5/100 mil habitantes, em 2019 apresentou taxa de mortalidade de 4,6 e internações de 1,6/100 mil habitantes. Os coeficientes de correlação de morbidade hospitalar e prevalência de tabagismo foram R<sup>2</sup>=0,0628, r=0,251 e p=0,042, enquanto os de mortalidade e prevalência de tabagismo foram R<sup>2=</sup>0,0337, r=0,183 e p=0,140. <strong>Conclusões:</strong> Na presente pesquisa, pode-se inferir que houve associação positiva na comparação entre taxa de morbidade hospitalar e prevalência de tabagismo; em contrapartida, não foi possível observar associação positiva na correlação da taxa de mortalidade por câncer de pulmão e prevalência de tabagismo.</p> 2024-04-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Silvya de Freitas Nunes, Kelser de Souza Kock https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/3928 Você está pensando, refletindo, analisando o que você vê e o que você faz o tempo todo 2024-04-18T13:20:47-03:00 Carlos Frederico Confort Campos carloscampos@alumni.usp.br Nicolle Taissun ntaissun@gmail.com <p><strong>Introdução:</strong> A comunicação é reconhecida como uma habilidade central por vários órgãos reguladores internacionais da educação médica. O ensino específico de habilidades de comunicação é fundamental para melhorar a comunicação dos médicos. As técnicas experienciais mostraram superioridade em comparação com os modelos tradicionais. A utilização de consultas reais ajuda os estudantes a visualizar melhor as suas competências de entrevista e a refletir sobre elas. Com os avanços da tecnologia, o uso de consultas médicas gravadas em vídeo tornou-se a abordagem padrão para o ensino da comunicação. No entanto, a eficácia dessa técnica depende do envolvimento ativo dos estudantes. As suas contribuições e comentários dos pares sobre a consulta gravada são essenciais para a aprendizagem. Contudo, a perspectiva do estudante sobre a utilidade dessa abordagem educativa recebeu pouca atenção. <strong>Objetivos: </strong>Compreender a percepção da aprendizagem dos residentes de medicina de família e comunidade resultante da atividade de vídeo <em>feedback</em> na sua formação profissional. <strong>Métodos: </strong>Estudo exploratório, qualitativo, realizado com residentes do primeiro ano de medicina de família e comunidade de um programa de residência estabelecido em São Paulo, Brasil. Os participantes foram entrevistados após as sessões educativas, que foram analisadas por meio de análise temática reflexiva. <strong>Resultados: </strong>A autopercepção de sua prática, o aprendizado de habilidades de comunicação e os ganhos afetivos foram identificados pelos participantes como pontos de aprendizado derivados da atividade de vídeo <em>feedback</em>. Além disso, sobre o aprendizado de habilidades específicas de comunicação, eles mencionaram comunicação não-verbal e verbal, conexões entre teoria e prática, estrutura de consulta e oportunidades para cristalizar conhecimentos. Os ganhos afetivos incluíram sentir-se parte de um grupo, melhora da autoestima, superação de inseguranças, percepção de consultas mais efetivas, reforço do gosto pelo trabalho e reconhecer a necessidade de mais aprendizado. <strong>Conclusões: </strong>Os ganhos de aprendizagem identificados em nosso estudo levaram a uma experiência de humanidade compartilhada, que permite aos participantes serem mais efetivos técnica e afetivamente com seus pacientes. Além disso, identificamos que a atividade educativa de vídeo <em>feedback</em> pode ser utilizada para outros possíveis fins educacionais além do ensino da comunicação.</p> 2024-04-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Carlos Frederico Confort Campos, Nicolle Taissun https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/3772 Aprendizagem baseada em projeto e a formação médica 2024-04-18T13:20:51-03:00 Thais Morgana Mendes Santos thais.morgana@ufvjm.edu.br Clarisse Melo Franco Neves Costa clamelofranco@gmail.com Lauriany Livia Costa laurianylivia@hotmail.com Darlene da Silva darlenesilva10@hotmail.com Delba Fonseca Santos delba.fonseca@ufvjm.edu.br <p>A aprendizagem baseada em projeto orientada pelos fundamentos da educação interprofissional é um modelo que pode contribuir para a formação de relacionamentos interpessoais, criatividade, empatia e colaboração na educação médica, por meio de uma colaboração mútua com profissionais de saúde da rede. Muito se fala da efetividade desse método no campo do ensino e aprendizagem médica, mas há a necessidade de incluir a importância do desenvolvimento de habilidades interprofissionais, com equipes colaborativas, em ações extensionistas, diante das necessidades locais no contexto da atenção primária, pensando na melhoria dos resultados de saúde. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de aprendizagem baseada em projeto de estudantes de Medicina no contexto da Estratégia Saúde da Família. Participaram deste trabalho estudantes do Módulo Integração Ensino, Serviço e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri que executaram, em colaboração com uma equipe interprofissional o projeto sobre a saúde do homem. Como resultado da análise qualitativa do <em>feedback</em> entre os integrantes, observaram-se mudanças no comportamento dos estudantes, com melhorias na comunicação, empatia e nas relações interpessoais, por meio do trabalho colaborativo com a equipe interprofissional. Esta experiência poderá ser adaptada para implementar o ensino e aprendizagem no projeto pedagógico orientado pela educação interprofissional na atenção primária.</p> 2024-04-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Thais Morgana Mendes Santos, Clarisse Melo Franco Neves Costa, Lauriany Livia Costa, Darlene da Silva, Delba Fonseca Santos