Mostra Nacional de Saúde da Família Os Desafios após 10 anos

Autores

  • Eno Dias de Castro Filho

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc1(2)106

Palavras-chave:

Saúde da família, Avaliação de programas, SUS, Sistema Único de Saúde

Resumo

A II Mostra Nacional de Saúde da Família apresentou a face da Atenção Primária à Saúde no SUS. A SBMFC esteve na mesa de abertura, na apresentação e coordenação dos trabalhos. Educação permanente, avaliação, financiamento, resolutividade, eqüidade, suporte, equipe, controle social e protocolos dominaram o temário. Partindo de uma inorganicidade de rede, o pais decidiu tecê-la a partir da APS. Porém, o PSF concretizou apenas parcialmente a motivação inicial. Avançou paralelo ao restante do SUS, e precarizado. Os movimentos sociais pressionam por medidas que aproximem o SUS das promessas constitucionais. Assumindo no MS uma equipe oriunda da Reforma Sanitária, abriu-se caminho para a mudança. Várias iniciativas confluem para avançar. A mudança requer definir melhor os contornos do modelo tecno-assistencial: assumir o MFC como a opção para a porta de entrada do SUS, criar diretrizes para Plano de Carreira do SUS, financiar o apoio matricial à APS são medidas igualmente necessárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eno Dias de Castro Filho

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina/UFRGS (1984), especialista em Medicina de Família e Comunidade pelo PRM/MFC do Centro de Saúde-Escola Murialdo, mestrado em Educação pela Faculdade de Educação/UFRGS (1991). É médico de família e comunidade no Serviço de Saúde Comunitária do GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO, serviço do qual foi Gerente de 2003 a 2005. Também é médico estatutário, da SECRETARIA MUNICIPAL DA SAUDE de Porto Alegre. Neste âmbito, foi Secretário de Saúde Adjunto de 1993 a 1997. Co-coordena o núcleo de TeleSaúde em Apoio à Atenção Primária à Saúde/RS. Coordena o GT de Telemedicina da SBMFC. Cursa doutorado em Epidemiologia pela UFRGS. Atua principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, saúde da família, medicina de familia e comunidade -antiga medicina geral comunitária-, medicina baseada em evidências, diretrizes clínicas e telemedicina/telessaúde.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq

Downloads

Publicado

2004-11-17

Como Citar

1.
Castro Filho ED de. Mostra Nacional de Saúde da Família Os Desafios após 10 anos. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 17º de novembro de 2004 [citado 28º de março de 2024];1(2):7-10. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/106

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Plaudit