Residência em medicina de família e comunidade: construindo redes de aprendizagens no SUS

Palavras-chave: Medicina de Família e Comunidade, Internato e Residência, Serviços de Integração Docente-Assistencial

Resumo

Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar aspectos organizacionais e pedagógicos de um Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade. Métodos: Realizou-se um estudo descritivo, tipo relato de experiência tendo como foco de análise os aspectos organizacionais e pedagógicos que foram desenvolvidos para fomentar a integração ensino e serviço e a construção de espaços pedagógicos na APS. Resultados: Trata-se de um programa de residência em Medicina de Família e Comunidade instituído numa parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa - PB. Observa-se que o fortalecimento da integração ensino-serviço e da construção de um modelo pedagógico que integra ações da residência e da graduação em serviços da atenção primária são norteadores da implantação do programa. Existem dispositivos organizacionais para um processo de cogestão entre a universidade e secretaria municipal trazendo inovações estruturais no processo de ensino-aprendizagem. Os residentes assumem a Equipe de Saúde da Família em Unidades Integradas, contando com um preceptor local contratado, além de professores de campo e núcleo da universidade. Como oferta de outros saberes relevantes para a atuação na Atenção Básica, o PRMFC da UFPB tem atualmente investido em ações de educação permanente para qualificar a rede e aumentar a resolutividade da Atenção Primária. Conclusão: Acredita-se que a presença do PRMFC/UFPB vem contribuindo para a qualificação de serviços, ressignificando espaços de ensino aprendizagem através da integração dos módulos horizontais, o internato e a residência.

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Biografia do Autor

Ricardo de Sousa Soares, Professor do Departamento de Promoção da Saúde / Universidade Federal da Paraíba
Medico de Família e Comunidade, Dotuor em Modelos de Decisão em Saúde, Professor do Departamento de Promoção da Saúde, Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal da Paraíba
Felipe Proenço de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba
Professor do Departamento de Promoção da Saúde, Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal da Paraíba
Alexandre José de Melo Neto, Professor da Universidade Federal da Paraíba
Graduação em Medicina. Residência em Medicina de Família e Comunidade. Mestrando no ProfSaúde pela UFPB. Professor do Departamento de Promoção da Saúde, Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal da Paraíba
Danyella da Silva Barreto, Professora da Universidade Federal da Paraíba
Mestre em Psicologia Social. Professora do Departamento de Promoção da Saúde, Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal da Paraíba
André Luís Bonifácio de Carvalho, Professor da Universidade Federal da Paraíba
Doutor em Saúde Coletiva. Professor do Departamento de Promoção da Saúde, Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal da Paraíba
Juliana Sampaio, Professora da Universidade Federal da Paraíba
Doutora em Saúde Publica. Professora do Departamento de Promoção da Saúde, Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal da Paraíba
Alexandre Medeiros de Figueiredo, Professor da Universidade Federal da Paraíba
Médico de Família e Comunidade, Professor do Departamento de Promoção da Universidade Federal da Paraíba

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Publicado
2018-04-12
Como Citar
Soares, R. de S., Oliveira, F. P. de, Melo Neto, A. J. de, Barreto, D. da S., Carvalho, A. L. B. de, Sampaio, J., & Figueiredo, A. M. de. (2018). Residência em medicina de família e comunidade: construindo redes de aprendizagens no SUS. Revista Brasileira De Medicina De Família E Comunidade, 13(40), 1-8. https://doi.org/10.5712/rbmfc13(40)1629
Seção
Especial Residência Médica