Proposta de metodologia de busca de evidências em Atenção Primária à Saúde: o exemplo da osteoporose em homens

  • Leonardo Cançado Monteiro Savassi Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Ana Carolina Diniz Oliveira Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - MG
  • Ruth Borges Dias Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS
Palavras-chave: Medicina Baseada em Evidências, Bases de Dados Bibliográficas, Atenção Primária à Saúde, Osteoporose

Resumo

O Médico de Família e Comunidade deve buscar a melhor evidência disponível, mas a dificuldade de acesso à informação científica ou a centros acadêmicos em Atenção Primária à Saúde é uma realidade global. A busca de informações sistematizadas não demanda tecnologias extensas ou a necessidade do médico de ambulatório ser um cientista ou pesquisador. Por meio de uma sistematização didática, podem-se recuperar artigos que apresentem boa evidência clínica. O objetivo deste artigo é apresentar uma forma simplificada e sistematizada de busca de evidências científicas para a Atenção Primária à Saúde em cinco passos. Por meio do exemplo de uma dúvida da prática clínica referente ao diagnóstico da osteoporose em homens, realizou-se busca sistematizada em bases de dados, encontrando diagnóstico através da densitometria (DEXA) como única opção baseada em evidências, o que dificulta seu manejo no sistema público de saúde, embora alguns guidelines defendam o diagnóstico em casos de fratura de fragilidade. Discutem-se as evidências encontradas sob a ótica da validação externa com individualização das evidências para o paciente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Cançado Monteiro Savassi, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Coordenador do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal d Saúde de Betim/MG; Médico da Colônia Santa Isabel da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais; Médico Pediatra da Unimed Betim/MG; Editor da Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (MFC); ============================================/====================================== Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade pelo MEC/ SBMFC; Título de Especialista em Pediatria pelo MEC/ Hospital Belo Horizonte; Especialização em Saúde da Família pelo MEC/UFMG/ESPMG; Mestre em Ciências da Saúde (Medicina II), área de concentração Saúde Coletiva, sub-área: Educação em Saúde do CPqRR/FIOCRUZ-MInas. Doutorando da mesma área e instituição ==============================================/====================================== Ex-presidente (2005-2007) da Associação Mineira de MFC. Diretor de Publicações (2008-2010) da Sociedade Brasileira de MFC. Presidente da Associação Médica de Betim 2009-2011. ==============================================/====================================== Membro do GRUPO DE PESQUISA EM HANSENÍASE da FHEMIG.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3650989593840814

Ana Carolina Diniz Oliveira, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - MG
Médica, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Ruth Borges Dias, Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1991), residência em pediatria e título de especialização em medicina de famíla e comunidade. Atualmente é professora da Universidade José do Rosário Vellano, presidente da Associação Mineira de Medicina de Família e Comunidade e gestora de promoção da saúde da Fundação FIAT. Tem experiência na área de Medicina social , com ênfase em medicina de família e comunidade.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado
2008-11-17
Como Citar
Savassi, L. C. M., Oliveira, A. C. D., & Dias, R. B. (2008). Proposta de metodologia de busca de evidências em Atenção Primária à Saúde: o exemplo da osteoporose em homens. Revista Brasileira De Medicina De Família E Comunidade, 4(15), 205-221. https://doi.org/10.5712/rbmfc4(15)177
Seção
DIRETRIZES