A relação médico-paciente no contexto da saúde como produto

Autores

  • Sérgio Bergmann Borges Vieira
  • Gabriel Bergmann Borges Vieira
  • Renan Lopes

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc4(14)192

Palavras-chave:

Relações Médico-Paciente, Saúde, Setor de Assistência à Saúde, Pósmodernidade

Resumo

O presente artigo propõe uma revisão teórica da relação médico-paciente no contexto da saúde como produto sociocultural da pós-modernidade. Foi realizada busca na Internet nos bancos de dados PubMed, Lilacs e Biblioteca Cochrane com as palavras-chave: relação médico-paciente, saúde, produto e pós-modernidade. Livros textos de Medicina e também obras referenciais de Filosofia, Sociologia e Marketing foram consultadas. A relação médico-paciente foi analisada a partir da conceituação de saúde e produto. Assim, ao considerar-se a saúde como produto da sociedade de consumo, discutiu-se as modificações ocorridas no atendimento médico; nas relações entre o profissional da saúde (médico) e o paciente (cliente).

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Biografia do Autor

Sérgio Bergmann Borges Vieira

Médico de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde, Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil; ex-residente do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Gabriel Bergmann Borges Vieira

Designer, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design Estratégico da Escola de Design Unisinos, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; professor do Curso Técnico em Design do Instituto Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke, Taquara, Rio Grande do Sul , Brasil.

Renan Lopes

Médico de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde, Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil; ex-residente da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul / Centro de Saúde Escola Murialdo, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2008-11-17

Como Citar

1.
Vieira SBB, Vieira GBB, Lopes R. A relação médico-paciente no contexto da saúde como produto. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 17º de novembro de 2008 [citado 5º de março de 2021];4(14):102-8. Disponível em: https://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/192

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa