Ser residente em medicina de família na África em 2019
um retrato da sexta conferência WONCA África em Kampala
Resumo
Formar novos médicos de família é um desafio em qualquer cenário e muitas variáveis podem influenciar o sucesso ou o fracasso de um programa de residência. Este artigo é o resultado final de um trabalho colaborativo iniciado em junho de 2019, na Conferência Regional WONCA África em Kampala, Uganda, durante um workshop liderado pelo Centro Besrour do Colégio Canadense de Medicina de Família. Apresentamos aqui a perspectiva de um pequeno grupo de jovens médicos de família africanos sobre a experiência de ser residente em medicina de família na África em 2019, esperando que a imagem que representamos aqui ajude a promover as melhorias necessárias nos programas de residência na África em um futuro próximo.
Metrics
Referências
(1) Willcox ML, Peersman W, Daou P, et al. Human resources for primary health care in sub-Saharan Africa: progress or stagnation? Hum Resour Health. 2015;13(76). doi:10.1186/s12960-015-0073-8
(2) Flinkenflögel M, Essuman A, Chege P, Ayankogbe O. Family medicine training in sub-Saharan Africa: South – South cooperation in the Primafamed project as strategy for development. Fam Pract. 2014;31(4):427-436. doi:10.1093/fampra/cmu014
(3) Arya N, Gibson C, Ponka D, et al. Family medicine around the world: overview by region. Can Fam Physician. 2017;63(June 2017):436-441. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5471080/pdf/0630436.pdf.
(4) College of Family Physicians of Canada. The Besrour Centre for Global Family Medicine at the College of Family Physicians of Canada. https://www.cfpc.ca/The_Besrour_Centre/. Accessed February 27, 2020.
(5) Shaws E, Oandasan I, Fowler N. CanMEDS-FM 2017: A competency framework for family physicians across the continuum. The College of Family Physicians of Canada - Le Collège des Médecins de Famille du Canada. https://www.cfpc.ca/uploadedFiles/Resources/Resource_Items/Health_Professionals/CanMEDS-Family-Medicine-2017-ENG.pdf. Published 2017. Accessed February 27, 2020.
(6) European Academy of Teachers in General Practice (Network within WONCA Europe). The EURACT Educational Agenda Of General Pratctice/Family Medicine.; 2005.
(7) Stewart M. Towards a global definition of patient centred care. BMJ. 2001;322(7284):444-445. doi:10.1136/bmj.322.7284.444
(8) Stange KC. The Generalist Approach. Ann Fam Med. 2009:198-203. doi:10.1370/afm.1003.T
(9) Stange KC. The Problem of Fragmentation and the Need for Integrative Solutions. Ann Fam Med. 2009:100-103. doi:10.1370/afm.971.AN
(10) Lemire F. Role modeling in family medicine. Can Fam Physician. 2018;64(October 2018):2018.
(11) Meili R, Buchman S. Social accountability: at the heart of family medicine. Can Fam Physician. 2013;59:335-336.
(12) Sikka R, Morath JM, Leape L. The Quadruple Aim: care, health, cost and meaning in work. BMJ Qual Saf. 2015:608-610. doi:10.1136/bmjqs-2015-004160
(13) WHO & UNICEF. Declaration of Astana.; 2018.
(14) Christopher Dye, Ties Boerma, David Evans, Anthony Harries, Christian Lienhardt J, McManus, Tikki Pang, Robert Terry RZ. The World Health Report 2013: Research for Universal Health Coverage.; 2014.
(15) Olapade- EO, Kiguli S, Chen C, Sewankambo NK, Ogunniyi AO. Competency-based medical education in two Sub-Saharan African medical schools. Adv Med Educ Pract. 2014;5:483-489.
(16) Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade - SBMFC. Currículo Baseado em Competências para Medicina de Família e Comunidade. http://www.sbmfc.org.br/wp-content/uploads/media/Curriculo Baseado em Competencias(1).pdf. Published 2015. Accessed February 27, 2020.
(17) Mash R, Downing R, Moosa S, Maeseneer J De. Exploring the key principles of Family Medicine in sub-Saharan Africa: international Delphi consensus process. South African Fam Pract. 2008;50(3). doi:10.1080/20786204.2008.10873720
(18) Greenhalgh T. Primary Health Care: Theory and Practice. 1st editio. BMJ Books; 2009.
(19) Hodges BD, Lingard L. The Question of Competence: Reconsidering Medical Education in the Twenty-First Century. ILR Press; 2012.
(20) Turkeshi E, Michels NR, Hendrickx K, Remmen R. Impact of family medicine clerkships in undergraduate medical education: a systematic review. BMJ Open. 2015;5. doi:10.1136/bmjopen-2015-008265
(21) McWhinney IR, Freeman T. Textbook of Family Medicine. OXFORD UNIVERSITY PRESS; 2009.
Copyright (c) 2020 Nana Kwame Ayisi-Boateng, Enwongo Ettang, Moyosore Taiwo Makinde, Yolanda Marcelino, Matifary Carolyne Robai, Mohamed Umer Worseme, Prince Kabamba Yaka, Molly Whalen-Browne, Clayton Dyck, Adelson Guaraci Jantsch

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeterem um manuscrito à RBMFC, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a RBMFC a publicar esse manuscrito sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificar-se como veículo de sua publicação original.