O Programa Integrador: uma experiência na formação profissional

  • Juliana Saiddler Faculty of Medical Sciences and Health of Juiz de Fora. Minas Gerais. Brazil.
  • Célia Regina Machado Saldanha Professor of Public Health and the integrated program
Palavras-chave: formação médica, integração ensino-serviço, atenção primária à saúde.

Resumo

O Programa Integrador (PI), eixo pedagógico estruturante da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, busca inserir o aluno precocemente na realidade através das ações em áreas de atuação das unidades básicas de saúde, numa parceria ensino-serviço, trabalho realizado em grupos multiprofissionais e que é desenvolvido do segundo até o sexto período de cada curso. O desenvolvimento desta ação acontece de forma progressiva começando com o levantamento do território, das famílias, fazendo um diagnóstico de saúde que serve de base para o planejamento das ações executadas no último período. Este texto é relato de uma aluna que, vivendo nesse cotidiano pôde perceber a importância desse processo na formação profissional, e essa prática permitiu vencer algumas ansiedades sentidas no primeiro contato com o paciente, bem como modificar o olhar, geralmente focado na doença para um mais abrangente que pensa e trabalha em prol da saúde. A descrição dessa experiência pretende contribuir para que outras instituições possam se beneficiar transformando suas práticas em parcerias exitosas como a nossa

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Biografia do Autor

Juliana Saiddler, Faculty of Medical Sciences and Health of Juiz de Fora. Minas Gerais. Brazil.
Student of the seventh period of Medicine, Faculty of Medical Sciences and Health of Juiz de Fora. Minas Gerais. Brazil.
Célia Regina Machado Saldanha, Professor of Public Health and the integrated program
Family Medicine, Professor of Public Health and the integrated program.
Publicado
2007-11-17
Como Citar
Saiddler, J., & Saldanha, C. R. M. (2007). O Programa Integrador: uma experiência na formação profissional. Revista Brasileira De Medicina De Família E Comunidade, 3(10), 132-144. https://doi.org/10.5712/rbmfc3(10)356
Seção
Relatos de Experiência