Crianças em passagem: um caminho para a cidadania?

  • Cristhiane de Araújo Torres Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil.
  • José de Santana Neto Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil.
  • Mayara Mytzi de Aquino Silva Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil.
  • Thiago Roberto Maciel Grossi Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil.
  • Leonardo Moura Ferreira de Souza Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
  • Nadja S. P.D. Rocha Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
Palavras-chave: Saúde da Criança Institucionalizada, Cuidado da Criança, Família - psicologia

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar aspectos psicossociais relevantes no comportamento e na saúde das crianças institucionalizadas em Casa de Passagem, além de observar as interferências psicológicas, sociais e educacionais que a institucionalização pode promover. O estudo foi realizado em dois momentos, com o intuito de analisar o funcionamento institucional e as condições atuais e pregressas dos usuários. No primeiro momento, foram realizados exame clínico para avaliação de condições gerais de saúde e perfil nutricional, além de desenho com tema livre a fim de fornecer dados psicoafetivos. No segundo momento, desenvolveu-se ação lúdica para apresentação de teatro de fantoches com temática educativa. Do ponto de vista institucional, a Casa de Passagem está organizada em conformidade com os objetivos de seu projeto de criação. O perfil geral das crianças revelou um predominância de meninos, entre oito e 11 anos de idade e abrigados há menos de um ano. Uma porcentagem significativa de crianças ignorava seu nome completo, sua idade, o nome de seus pais, a série que cursavam e os dias do mês e da semana em que se encontravam. Isso sugeriu uma situação de desorientação, descaso individual e a falta de vínculo e apoio familiar. Foi possível compreender o papel crucial da família na formação do indivíduo influenciando desde o comportamento, aspectos psicológicos, nutricionais, entre outros. Qualquer quebra na estrutura familiar pode prejudicar o crescimento e a formação da criança.

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Biografia do Autor

Cristhiane de Araújo Torres, Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil.
Acadêmico of Medicine, Faculty of Medicine, Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil.
José de Santana Neto, Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil.
Acadêmico of Medicine, Faculty of Medicine, Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil.
Mayara Mytzi de Aquino Silva, Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil.
Acadêmico of Medicine, Faculty of Medicine, Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil.
Thiago Roberto Maciel Grossi, Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil.
Acadêmico of Medicine, Faculty of Medicine, Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil.
Leonardo Moura Ferreira de Souza, Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
Professor employee, a pediatrician, Faculty of Medicine, Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
Nadja S. P.D. Rocha, Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
Médica pediatrician, Professor, Department of Pediatrics, School of Medicine, Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
Publicado
2008-11-17
Como Citar
Torres, C. de A., Neto, J. de S., Silva, M. M. de A., Grossi, T. R. M., Souza, L. M. F. de, & Rocha, N. S. P. (2008). Crianças em passagem: um caminho para a cidadania?. Revista Brasileira De Medicina De Família E Comunidade, 3(12), 282-289. https://doi.org/10.5712/rbmfc3(12)364
Seção
Artigos de Pesquisa