Efeitos psicológicos da prática de Meditação e Aikido em professores da Zona Oeste de Natal

  • James Carlos da Silva Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Academia Central de Aikido Natal(ACAN)
  • Maria Cristina Cuono Perreira Academia Central de Aikido Natal(ACAN)
  • Fernanda Carla Faustino da Silva Secretaria de Saúde Pública (SESAP)
  • Gustavo André Fernandes Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Academia Central de Aikido Natal(ACAN)
  • Iran de Brito Marrocos Filho Academia Central de Aikido Natal(ACAN)
  • Maria de Fátima Abrahão Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Kelly Cristina Fernandes Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Academia Central de Aikido Natal(ACAN)
  • Marlos Alves Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Academia Central de Aikido Natal(ACAN)
Palavras-chave: Meditação, Aikido, Cultura de Paz, Professores

Resumo

Introdução: Pretendemos estabelecer uma cultura de paz em uma escola estadual de Natal com várias ocorrências de violência dos alunos contra professores. O aikido é uma arte marcial japonesa que promove por meio de técnicas corporais, etiqueta e disciplina uma “cultura de paz” melhorando o estado de atenção plena e entendimento mútuo. A meditação é uma prática que pode fornecer a melhoria do estado emocional com resultados favoráveis na cognição e na tolerância ao estresse. Objetivo: estudamos os efeitos psicológicos nos docentes da prática de Aikido e de meditação por uma semana em uma escola pública de Natal para promoção de uma cultura de paz. Método: Pesquisa-ação (Thiollent,2005) com entrevistas não-estruturadas de 40 professores antes e após a intervenção de uma semana de práticas contemplativas. Resultados: Os resultados das entrevistas dos professores mostraram um cotidiano estressante com bullying de alunos em sala de aula e com uma intensa carga horária de trabalho. Após a intervenção mais de 80% dos docentes apontaram aumento de tolerância ao estresse e melhoria de atenção e do equilíbrio emocional. Conclusão: observamos que o aikido e a meditação foram efetivos na melhoria do estado emocional e no aumento de tolerância ao estresse de professores. No entanto, investigações com número maior de sujeitos e com estudo prospectivo de longa duração das práticas contemplativas são necessários para avaliar a mediação de conflitos e pacificação dos alunos.

Métricas

Carregando Métricas ...
Publicado
2012-06-22
Como Citar
Araújo, J. C. da S., Perreira, M. C. C., da Silva, F. C. F., Silveira, G. A. F., Marrocos Filho, I. de B., Tavares, M. de F. A., Rocha, K. C. F., & Bezerra, M. A. (2012). Efeitos psicológicos da prática de Meditação e Aikido em professores da Zona Oeste de Natal. Revista Brasileira De Medicina De Família E Comunidade, 7(1), 45. https://doi.org/10.5712/rbmfc7(1)580