A “cadeia alimentar” no mercado da saúde: do disease mongering ao doctor shopping

Autores

  • José Agostinho Santos Unidade Local de Saúde Familiar Dunas. Lavra

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc9(31)853

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Setor de Assistência à Saúde, Mau Uso de Serviços de Saúde, Medicalização Prevenção Quaternária

Resumo

Nos anos mais recentes, têm surgido na literatura médica diferentes conceitos, tais como disease mongering, selling sickness e doctor shopping. Estes são três grandes fenômenos do atual mercado de saúde, que enfrenta o desafio de aumentar o lucro obtido intervindo em pessoas não doentes. Nesse sentido, têm se tornado notórias as inter-relações entre estes conceitos: o disease mongering alimenta um selling sickness, ao gerar o receio que impele a pessoa não doente à busca de uma tranquilização com procedimentos clínicos sem benefícios comprovados. A procura da prevenção ou do controle de alterações encontradas (que são normais, mas veiculadas como potencialmente patológicas) faz crescer um doctor shopping. Esta sequência estimuladora de um crescimento do consumo nada mais é do que uma autêntica cadeia alimentar. O médico de família e comunidade (MFC), enquanto advogado de defesa de seus pacientes, sentir-se-á envolvido pelo ímpeto de protegê-los de intervenções excessivas e inúteis, que iriam comprometer seu bem-estar biopsicossocial.

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Biografia do Autor

José Agostinho Santos, Unidade Local de Saúde Familiar Dunas. Lavra

Unidade de Saúde Familiar Dunas, ULS - Matosinhos, Portugal

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Publicado

2013-12-17

Como Citar

1.
Santos JA. A “cadeia alimentar” no mercado da saúde: do disease mongering ao doctor shopping. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 17º de dezembro de 2013 [citado 28º de março de 2024];9(31):210-2. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/853

Edição

Seção

ESPAÇO ABERTO

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