Avaliação do Risco Cardiovascular na Unidade Básica de Saúde HCPA/Santa Cecília

Autores

  • Ângela va Ben Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Cristina Rolim Neumann
  • Erno Harzheim Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Julia Rostirolla Schimitt
  • Camila Miranda
  • Vanessa Schierholt Silva
  • Cintia Junges
  • Graziela Massochini
  • Rafaela Piccoli
  • Fabian Nickel
  • Verena Rovigatti
  • Ariel Camargo
  • Larissa Garcia
  • Tiago Leão
  • Mariana Gomes
  • Brigida Oliveira
  • Waleska Petterle

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc6(18)153

Resumo

Introdução: um dos passos importantes no processo de avaliação dos serviços de saúde, propostos por Donabedian, é a avaliação das características sócio-demográficas e de saúde da população atendida, utilizando estas informações no planejamento. Objetivo: determinar a prevalência dos fatores e comportamentos de risco cardiovascular numa área adscrita do Programa de Saúde da Família da UBS HCPA/Santa Cecília e avaliar a qualidade do cuidado preventivo a esses pacientes, sua afiliação ao serviço de saúde e a percepção das pessoas em relação a sua saúde. Materiais e Métodos: foi planejado um estudo de prevalência, no qual selecionamos em entrevistas domiciliares os homens ? 45, mulheres ? 55 anos e os indivíduos com pelo menos um dos seguintes fatores de risco independente da idade: Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabete Melitus (DM), Cardiopatia Isquêmica (CI), Doença Cerebrovascular (DCV). Os indivíduos selecionados responderam a um questionário sobre fatores de risco que incluía variáveis sócio-demográficas, antropométricas, afiliação ao serviço de saúde e presença de fatores de risco tais como: tabagismo, sedentarismo, consumo de álcool, HAS, DM, Hipercolesterolemia, obesidade, obesidade central e doença cardiovascular. Os dados preliminares são apresentados de forma descritiva utilizando média e desvio padrão ou mediana e quartil conforme a distribuição gauseana ou não-gauseana, respectivamente. Resultados: foram identificados 1126 domicílios na área. Destes, 94 foram visitados e encontrados 82 indivíduos com fatores de risco cardiovascular. Esta amostra foi composta por 49 (59,7%) mulheres e a idade média foi de 62 ±11.8 e com média de 8,7 anos de estudo. A análise dos fatores de risco nesta amostra populacional mostrou a presença de fatores de risco nos seguintes percentuais: HAS 64,6 %, DM 22%, 42,6% obesos, 32,9% com sobrepeso, tabagismo 10,2%, sedentarismo 46,1%, dislipidemia 41,5%, história de acidente vascular cerebral 7,3%, história de infarto agudo do miocárdio 7,3% e CI 13,4%. Não foram encontradas diferenças entre homens e mulheres quanto à presença de fatores de risco. Conclusões: os dados preliminares sugerem uma grande prevalência de fatores de risco na população estudada, principalmente no que se refere à HAS, à DM, à obesidade e ao sedentarismo. Intervenções na comunidade visando o controle destes fatores de risco devem ser implementadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ângela va Ben, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (2005). É especialista em Medicina de Família e Comunidade tendo concluído a residência médica nessa especialidade no Serviço de Atenção Primária do Hospital de Clínicas de Porto Alegre em 2009. Tem experiência na área de Estratégia de Saúde da Família, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária, epidemiologia, prevenção de doenças cardiovasculares, tuberculose e asma. Atualmente é mestranda em Epidemiologia e Professora substituta do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Erno Harzheim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidade de Alicante (2004) e pós-doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor adjunto e representante do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Familia e Comunidade, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina de família e comunidade, epidemiologia, atenção primária, avaliação de serviços de saúde, telemedicina e telessaúde.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq

Vanessa Schierholt Silva

Atualmente é estudante do curso de bacharelado em estatística na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2011-04-20

Como Citar

1.
Ben Ângela va, Neumann CR, Harzheim E, Schimitt JR, Miranda C, Silva VS, Junges C, Massochini G, Piccoli R, Nickel F, Rovigatti V, Camargo A, Garcia L, Leão T, Gomes M, Oliveira B, Petterle W. Avaliação do Risco Cardiovascular na Unidade Básica de Saúde HCPA/Santa Cecília. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 20º de abril de 2011 [citado 29º de março de 2024];6(18):76. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/153

Edição

Seção

Resumos apresentados em Congressos

Plaudit