A qualidade de vida dos usuários da Coordenadoria Regional de Saúde Centro-Oeste que praticam meditação

Autores

  • Brenda Aparecida de Oliveira Silva Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva-NESCOF, Universidade Nove de Julho.
  • Teresa Maria dos Santos Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de São Paulo.
  • Sheila Busato Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de São Paulo.
  • Elisa Harumi Kozasa Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva-NESCOF, Universidade Nove de Julho. Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc7(1)557

Palavras-chave:

Meditação, Qualidade de Vida, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Introdução: Uma das práticas encontradas no Sistema Único de Saúde (SUS), através do programa de Implantação e implementação das ações e serviços relativos às praticas complementares e integrativas em saúde é a meditação. A meditação é uma prática que melhorara o bem estar mental e físico, sendo conhecida como uma forma de reduzir o estresse. Objetivo: caracterizar a qualidade de vida dos usuários praticantes de meditação na Coordenadoria Regional de Saúde Centro-Oeste. Métodos: Foi aplicado um questionário composto por 26 questões, o WHOQOL-Bref (inventário de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde) em 70 usuários, e foi realizada a estatística descritiva no programa SPSS 17.0. Resultados: 56,3 % dos entrevistados são idosos; 74,7% possuem renda familiar de até 5 salários mínimos. 71,9% dos usuários praticantes de meditação relataram uma qualidade de vida boa e muito boa; 60,5% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com sua saúde; 69,1% percebem bastante ou extremo sentido na vida. Conclusão: praticantes de meditação relatam uma percepção positiva quanto a maioria dos fatores que influenciam a qualidade de vida, apesar da baixa renda familiar da maioria dos entrevistados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-06-22

Como Citar

1.
Silva BA de O, dos Santos TM, Busato S, Kozasa EH. A qualidade de vida dos usuários da Coordenadoria Regional de Saúde Centro-Oeste que praticam meditação. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 22º de junho de 2012 [citado 28º de março de 2024];7(1):23. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/557

Plaudit

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.