Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu

Autores

  • Pablo de Lannoy Stürmer
  • Thiago Frank
  • Tiago Barra Vidal
  • Rudi Roman
  • Diogo Luis Scalco
  • Rodrigo Caprio Leite de Castro

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc6(18)158

Palavras-chave:

Satisfação do Paciente, Atenção Primária à Saúde, Avaliação em Saúde

Resumo

Introdução: a satisfação do usuário é um importante desfecho em saúde e item relevante no processo de avaliação e planejamento de Serviços de Saúde. No Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC/GHC), a avaliação baseia-se nos indicadores de saúde das suas doze Unidades. A Unidade de Saúde Jardim Itu (USJI) integra o SSC/GHC e pretende incorporar no seu processo avaliativo a satisfação do usuário. Objetivos: conhecer o grau de satisfação dos usuários da USJI com o acesso, a longitudinalidade, a relação médico-pessoa e a integralidade dos serviços oferecidos e verificar se há associação entre o grau de satisfação geral dos usuários e diversos aspectos. Materiais e Métodos: estudo transversal, com usuários da USJI, maiores de 18 anos, que consultaram na semana anterior à amostragem e no período entre 3 e 12 meses antecedentes. São selecionados 20 usuários, por semana, do total de consultas médicas realizadas. A satisfação é medida em escala de Likert por um questionário validado no Brasil composto de questões referentes à última consulta. É excluído do estudo o usuário que não possui capacidade de responder ao questionário, que mora fora da área de abrangência da USJI ou cujo atendimento foi realizado em visita domiciliar. Resultados: foram selecionados até o momento 58 usuários, com 8 exclusões e 31 questionários respondidos. A coleta de dados primários se dará até a terceira semana de dezembro. O banco de dados está sendo construído no software Epi-Info. Em janeiro serão realizadas a digitação e análise dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pablo de Lannoy Stürmer

Médico de Família e Comunidade, formado em 2006 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição. Médico consultor do projeto Telessaúde/RS. Trabalha atualmente na ESF do munícipio de Porto Alegre - RS.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Thiago Frank

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e residência médica em Medicina de Família e Comunidade do Serviço de Saúde Comunitária do Hospital Nossa Senhora da Conceição S/A (2009). Atualmente é médico do PSF Paulo Viaro no extremo-sul de Porto Alegre, consultor do projeto Telessaúde/RS e pós-graduando em Medicina de Família e Comunidade pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Tiago Barra Vidal

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006),e titulação de Grau de Médico Reconhecido e Validado pela Universidade do Porto (PRT) em dezembro de 2009. Fez Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (jan.2007-jan.2009) no Hospital Nossa Senhora da Conceição S/A. Trabalhou com vínculo celetista na Estratégia de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre/RS no período de 05/02/2009 a 31/01/2010. Durante esse período, trabalhou como Professor Subsituto (Auxiliar Nível I) do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS),com ingresso por processo seletivo realizado em dezembro de 2008. Concomitantemente, trabalhou ainda no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde - do Ministério da Saúde (MS) como Preceptor, vinculado à UFRGS, dos acadêmicos de 1º,2º,3º anos de Medicina dessa Insituição. Foi Servidor Público no Município de Foz do Iguaçu/PR no período de 12/02/2010 até 18/06/2010 no cargo de Médico de Família (concurso público realizado em dezembro de 2009).Atua desde 28/06/2010 como Médico de Família & Comunidade na SMS de Florianópolis no CS Santinho através de processo seletivo simplificado realizado em junho de 2010 (aguardando nomeação no Diário Oficial da Uníão de Florianópolis uma vez que foi aprovado no concurso público da prefeitura homologado em 30/06/2010 no cargo de Médico de Família e Comunidade). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia de UFRGS - Gestão em Tecnologias de Saúde - 2010.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Rudi Roman

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é médico residente em MFC no GHC em Porto Alegre RS.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Diogo Luis Scalco

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) , mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (2008) e residencia-medica pela Hospital Nossa Senhora da Conceição S/A (2005) . Atualmente é Médico do Serviço de Saúde Comunitária da Hospital Nossa Senhora da Conceição S/A e Médico Consultor Projeto Telessaúde RS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina , com ênfase em Medicina de Família e Comunidade. Atuando principalmente nos seguintes temas: felicidade, estudos transversais, fatores socioeconomicos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Rodrigo Caprio Leite de Castro

Médico de Família e Comunidade do Serviço de Saúde Comunitária do Hospital Nossa Senhora da Conceição (SSC/HNSC). Preceptor da Residência em Medicina de Família e Comunidade do SSC/HNSC. Mestre e Doutorando em Epidemiologia, na linha de pesquisa "Epidemiologia e Atenção Primária à Saúde", no PPG em Epidemiologia da FAMED/UFRGS.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2011-04-20

Como Citar

1.
Stürmer P de L, Frank T, Vidal TB, Roman R, Scalco DL, Castro RCL de. Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 20º de abril de 2011 [citado 29º de março de 2024];6(18):81. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/158

Edição

Seção

Resumos apresentados em Congressos

Plaudit

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.